Saiba como prevenir a fadiga ocular

A fadiga ocular ocorre quando mantemos os olhos fixos em algum ponto próximo por longos períodos. Isso acontece quando utilizamos aparelhos que emitem luz azul, como computador, tablet, celular ou outros dispositivos móveis. Para conseguir manter a imagem focalizada, os olhos precisam fazer ajustes constantes, que são imperceptíveis para nós. São essas adaptações que fazem com que eles fiquem cansados devido ao esforço da musculatura do globo ocular.

A fadiga ocular não é uma doença e sim um sintoma, que geralmente não é grave e desaparece assim que você descansa os olhos. No entanto, em alguns casos, a fadiga ocular pode ser um sinal de doença ocular subjacente que precisa de tratamento. Por isso, se perceber que seus olhos estão frequentemente cansados e que a fadiga não passa, considere realizar uma consulta com um oftalmologista e verificar a origem do problema.

Sinais e sintomas da fadiga ocular

A fadiga ocular é muito comum e pode atingir pessoas de todas as idades, já que possui causas diversas, especialmente relacionadas ao uso de dispositivos móveis. Alguns sintomas são:

  • Visão embaçada ou distorcida;

  • Olhos secos;

  • Olhos vermelhos ou rosados com frequência;

  • Olhos quentes e doloridos;

  • Dores de cabeça com frequência;

  • Tensão nas têmporas, pescoço e costas;

  • Olhos lacrimejantes.

Maneiras práticas de evitar a fadiga ocular

Existem dois grupos de situações que podem ocasionar a fadiga ocular. Um deles tem relação com algumas alterações na saúde dos olhos, e o outro, com os hábitos e estilo de vida. Portanto, algumas mudanças podem melhorar sua saúde ocular. Abaixo, confira algumas maneiras práticas de evitar o problema:

Reduza o brilho das telas e luzes ao seu redor

Se seus olhos se cansam facilmente, você pode ajustar a iluminação ao seu redor para reduzir o brilho que vem da tela do computador. Por exemplo, se por acaso houver uma lâmpada perto do seu computador que esteja criando um reflexo na tela, pode ser melhor posicionar a lâmpada de outra forma. Além disso, adicionar um filtro de brilho ao monitor absorve o excesso de luminosidade e evita que seus olhos o façam.

Ajuste sua postura e mude a altura das telas

Ajustar a altura do monitor também pode fazer a diferença quando se trata de fadiga ocular. Portanto, mantenha o monitor elevado até o nível da cabeça, mas ligeiramente abaixo do nível dos olhos. Além disso, o mantenha a cerca de 40 a 70 centímetros de distância do rosto, pois isso diminui a probabilidade de seus olhos se sentirem tensos ou fatigados.

Dê um tempo das telas

Não é recomendado sentar na frente de uma tela por longos períodos de tempo, especialmente quando seus olhos estão cansados. Por isso, é indicado seguir a regra dos 20. Para cada 20 minutos de trabalho na tela, olhe para longe, para algo a cerca de 6 metros de distância (ou 20 pés) por cerca de 20 segundos. Isso reduzirá a fadiga ocular, dando aos músculos tempo para se recuperarem enquanto você faz uma pausa na tela.

Use óculos prescritivos para telas

Às vezes, para fadiga ocular crônica ou fadiga ocular extrema, fazer uma pausa na tela, usar colírios e mudar a iluminação não é o suficiente. Uma solução adicional pode ser o uso de óculos que bloqueiam a luz azul excessiva de uma tela digital para proteger seus olhos. Por isso, converse com seu oftalmologista e verifique quais são os óculos ideais para o seu caso.

Sobre a Via Oftalmocenter

Há mais de 30 anos, a Via Oftalmocenter oferece diagnósticos e tratamentos avançados para doenças da visão. A clínica possui equipamentos de última geração para realização de exames complementares de ponta e cirurgias oftalmológicas com técnicas modernas. O corpo clínico, composto por médicos experientes, qualificados e especialistas em catarata, glaucoma, retina, córnea e outras áreas da oftalmologia, inclusive a fadiga ocular, entrega um atendimento de excelência em Brasília.

Post anterior
Glaucoma: doença silenciosa que pode levar à cegueira
Próximo post
Ceratocone e astigmatismo: quais são as diferenças?

Leia também

Fale conosco