Saúde ocular infantil: como preservar a visão das crianças?

Em um mundo tão conectado, fica cada vez mais difícil manter as crianças longe dos aparelhos eletrônicos. Essa exposição prolongada pode fazer com que elas entrem nas estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica que cerca de 1,4 milhão de crianças no mundo apresentam problemas na visão em algum grau.

Saber dosar o tempo de exposição às telas é um passo importante que os pais devem saber fazer,  para evitar que os pequenos tenham a visão afetada, mas há outras iniciativas que são fundamentais, como consultar um especialista oftalmológico regularmente e realizar exames de rotina importantes. 

Além disso, observar os sinais é essencial para saber o momento certo de procurar a ajuda de um médico oftalmologista.

Os primeiros sintomas

Mau desempenho escolar, dores de cabeça e dificuldade em ler e escrever: esses são alguns dos sinais que indicam algum problema de visão nas crianças.

Mesmo que os cuidados com a saúde ocular dos pequenos comecem quando eles ainda são recém-nascidos, com a realização do teste do olhinho, alguns sintomas de que algo não está bem, podem aparecer durante a primeira infância, na escola.

Fique atento quando a criança:

  • Reclamar de visão embaçada ou dupla;
  • Apresentar vermelhidão nos olhos;
  • Demonstrar dificuldade para enxergar o que está escrito no quadro;
  • Lacrimejar constantemente.

Exames oftalmológicos nas crianças e doenças mais comuns

Entre os distúrbios de visão mais comuns que podem se manifestar na infância estão os problemas refrativos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. 

Mas é preciso manter o alerta, pois doenças como catarata, glaucoma congênito e retinoblastoma (tumor na retina) também podem aparecer durante essa fase do desenvolvimento e precisam ser diagnosticadas o quanto antes para um tratamento mais eficaz.

É importante dizer que a prevenção é a melhor aliada! 

Levar os pequenos ao oftalmologista, ao menos uma vez ao ano,  e realizar exames oftalmológicos, garantem que eles cresçam com a saúde ocular sempre em dia.

Oftalmologista em Brasília

A Via Oftalmocenter atua em Brasília há mais de 30 anos, realizando diagnósticos e tratamentos avançados para doenças da visão. 

Conte com um atendimento de excelência realizado por médicos experientes, qualificados e especialistas.

(RT: Dr. Marcos de Castro Fonseca – Oftalmologia | CRM-DF 5879; RQE 4493)

Post anterior
Olhar além das telas: como cuidar dos olhos em um mundo digital?
Próximo post
Cegueira silenciosa: desvendando os riscos do glaucoma e sua prevenção

Leia também

Fale conosco