Conheça as causas e os sintomas da catarata

A catarata é uma doença ocular em que a transparência natural do cristalino, ou lente natural do olho, é obscurecida. Quando isso acontece, a luz que entra no olho não é focalizada corretamente na retina, causando um embaçamento na visão. 

A catarata geralmente é progressiva, o que significa que pode piorar gradualmente com o passar do tempo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente pessoas com mais de 50 anos.

A catarata é mais comum em pessoas mais velhas, mas pode ocorrer em qualquer idade e é a principal causa de cegueira no mundo. O diabetes, o uso prolongado de corticosteroides, doenças infecciosas ou lesão ocular podem ser causas da doença.

Nas fases iniciais, a catarata pode não ser percebida facilmente. A doença costuma evoluir lentamente, o que dificulta o seu diagnóstico na fase inicial. 

A característica principal da catarata é a visão turva, quando parece que existe uma névoa na frente dos olhos. Pode haver, também, uma redução da visão, maior sensibilidade à luz em alguns casos, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas. Geralmente, há alterações contínuas da refração (grau dos óculos).

Como diferenciar os tipos de catarata?

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 50% dos casos de perda total da visão têm relação direta com a catarata, principalmente nas regiões mais pobres. 

Segundo o CBO, a catarata pode ser classificada em:

  • Catarata Senil: responsável por 90% dos casos. Acontece devido ao processo natural do envelhecimento, que causa a opacidade do cristalino.
  • Catarata Congênita: alguns bebês nascem com catarata devido a doenças como rubéola, toxoplasmose quando a mãe tem a infecção na gestação.
  • Catarata Traumática: o olho é muito sensível, portanto agressões, quedas e acidentes com batida do olho podem levar a um quadro de catarata.

Quando procurar tratamento para catarata?

O diagnóstico da catarata é clínico e depende de uma avaliação oftalmológica minuciosa, que evidencia o comprometimento do cristalino, mesmo quando a doença se encontra em sua fase inicial.

A maioria das pessoas nem desconfia ter a doença logo no início porque a visão não sofre alterações perceptíveis e, por isso, é importante realizar exames oftalmológicos para check-up ou buscar ajuda médica ao perceber algum sintoma.

A cirurgia é o único tratamento para a catarata e consiste em substituir o cristalino opaco pelo implante de uma lente intraocular. 

O cirurgião remove o cristalino do olho e faz a substituição por uma lente intraocular artificial. A cirurgia de catarata é segura e eficaz e pode ajudar a restaurar a visão. 

Tratamento para catarata em Brasília

A Via Oftalmocenter contribui para a melhoria da qualidade de vida da população de Brasília há mais de três décadas, oferecendo diagnósticos e tratamentos avançados para doenças da visão.⠀

Promovemos a saúde ocular por meio da excelência no atendimento e segurança no tratamento. Nosso corpo clínico é composto por médicos experientes e especialistas que realizam diagnósticos e tratamentos de doenças como catarata, glaucoma, doenças da retina, córnea, olhos secos e outras áreas da oftalmologia. ⠀

Agende sua consulta:⠀

(61) 3242-7979 | 99323-0863 | 99283-8060 (WhatsApp) ⠀

(RT: Dr. Marcos de Castro Fonseca – Oftalmologia | CRM-DF 5879; RQE 4493)

Post anterior
Síndrome do olho seco: por que ela acontece e como tratar?
Próximo post
Saiba o que é ceratite ocular

Leia também

Fale conosco