Embora pareça um gesto simples, o ato de coçar os olhos é um perigo para a visão, pode prejudicá-la bastante e até ocasionar a deformação da córnea ou o descolamento da retina. A sensação de coceira nos olhos pode ter vários motivos, desde processos alérgicos até síndrome do olho seco. Se for persistente, é preciso procurar um especialista para avaliar, diagnosticar e tratar a causa.
Alergias oculares
Uma das principais causas de coceira nos olhos, as alergias são respostas do sistema imunológico a alguma substância externa, como poeira, medicamentos, produtos de beleza, etc. Assim como qualquer outra parte do corpo, os olhos têm essa reação frequentemente. Os sintomas mais comuns das alergias oculares são:⠀
⠀
- Coceira;⠀
- Irritação;⠀
- Lacrimejamento;⠀
- Fotofobia (desconforto com a luz);⠀
- Inchaço nas pálpebras.⠀
Conjuntivite alérgica
A inflamação da conjuntiva — membrana transparente e fina que reveste a esclera e o interior das pálpebras —, possui sinais como lacrimejamento, fotofobia, inchaço, vermelhidão e, às vezes, sensação de corpo estranho. Mas o principal sintoma da conjuntivite alérgica é a coceira ocular.
A conjuntivite alérgica pode ser causada por:
Alérgenos, como grama, pólen, ácaros de poeira, mofo, pelos de animais e mudanças climáticas;
Doenças pré-existentes, como alergias de pele, respiratórias, digestivas e asma;
Fatores externos, como má adaptação e uso prolongado de lentes de contato e próteses oculares.
Síndrome do olho seco
A síndrome do olho seco é uma doença da superfície ocular, que costuma ocasionar desconforto ao piscar. Ela pode ser causada pela diminuição, ou até ausência, de produção lacrimal, ou mesmo pela evaporação excessiva das lágrimas.
A lágrima — o líquido produzido pelas glândulas lacrimais —, tem cerca de 100 componentes essenciais para a limpeza e a defesa contra micro-organismos. Cada uma de suas três camadas — mucóide, aquosa e lipídica —, é importante para manter o olho lubrificado. Dessa forma, quando acontece alguma alteração dessas camadas, a superfície ocular fica comprometida, o que deixa os olhos secos e com sintomas como:
- Olhos vermelhos;
- Sensação de cisco ou corpo estranho;
- Dor nos olhos;
- Visão embaçada;
- Sensibilidade à luz;
- Lacrimejamento;
- Coceira;
- Desconforto ocular.
Coçar os olhos pode levar ao ceratocone
O ceratocone é a doença que causa a deformação da córnea, aumentando as curvaturas e gerando miopia e astigmatismo progressivos. Coçar os olhos de maneira excessiva pode desencadear a doença e/ou aumentar a velocidade da sua progressão.
⠀
De acordo com o oftalmologista da Via Oftalmocenter, Dr. Luiz Cláudio Knust: “esta é uma doença extremamente comum nos consultórios oftalmológicos”. Os principais sintomas que podem indicar que uma pessoa tem ceratocone são:⠀
- Visão embaçada para longe, quanto maior for a miopia;⠀
- Visão distorcida, quanto maior o astigmatismo;⠀
- Sensibilidade à luz;⠀
- Coceira ocular;
- Dificuldade em decidir os graus no exame de refração para fazer os óculos.⠀
Quer saber mais sobre o ceratocone? Assista ao vídeo do Dr. Luiz Cláudio Knust:
Uso de colírios para evitar coçar os olhos também pode prejudicar a visão⠀
⠀
Para aliviar a coceira nos olhos, muitas pessoas utilizam colírios sem orientação ou prescrição médica. O perigo é que algumas medicações, como os corticoides por exemplo, podem causar catarata e glaucoma.
⠀
O ideal é que os colírios sejam utilizados apenas seguindo a prescrição médica, principalmente se o paciente usar lentes de contato. Além disso, o olho comporta o volume máximo de uma gota, portanto, pingar mais vezes não aumenta o efeito.⠀
Sobre a Via Oftalmocenter
Há mais de 30 anos, a Via Oftalmocenter oferece diagnósticos e tratamentos avançados para doenças da visão. A clínica possui equipamentos de última geração para realização de exames complementares de ponta e cirurgias oftalmológicas com técnicas modernas.
O corpo clínico, composto por médicos experientes, qualificados e especialistas em catarata, glaucoma, retina, córnea e outras áreas da oftalmologia entrega um atendimento de excelência, em Brasília.