6 nutrientes amigos da saúde dos seus olhos

Sua saúde ocular

Incluir uma rotina de exercícios e alimentação saudável, ao contrário do que muitos pensam, não ajuda só na parte estética do corpo, mas em todo o seu funcionamento. Uma boa alimentação pode ajudar a ter o sono mais regulado, na disposição, concentração em atividades… E até na saúde dos olhos. Confira abaixo 6 nutrientes que são amigos da sua saúde ocular, e que podem ser encontrados em diversos alimentos.

Vitamina A

Ocorre que o vegetal é fonte de carotenoides – que são constituintes do pigmento macular. Esses componentes têm um papel como antioxidantes – protegem o organismo contra a ação dos radicais livres – e uma dieta pobre desse nutriente propicia o envelhecimento do corpo e cristalino.Ao pensarmos em alimentos que fazem bem aos olhos, o que vem a nossa mente em primeiro lugar é: cenoura!

A deficiência de vitamina A no organismo pode causar a cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar em lugares mais escuros.

Além da cenoura, outros alimentos ricos em vitamina A são o mamão papayabrócolisabóboramangaespinafrelaranjabatata-doceovoqueijo, entre outros.

Anote mais essa dica: para que seu organismo absorva os nutrientes mais fácil, é recomendado comer a cenoura cozida.

Vitamina C

Uma alimentação pobre em antioxidantes propicia o envelhecimento geral do corpo e também do cristalino”, afirma a doutora Keila Monteiro, professora titular da UNICAMP.A nossa tão querida vitamina C tem entre suas vantagens ser um poderoso antioxidante. Ou seja, o papel dessa substância é de proteger as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres.

A vitamina C pode ser também uma grande aliada contra o desenvolvimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), além de ajudar a postergar a catarata. Outros estudos apontam que também pode reduzir a pressão intraocular em doentes com glaucoma.

Coma à vontade: acerola, goiaba, mamão, pimentão, brocólis, couve de Bruxelas, morango, abacaxi, laranja, kixi, melão centaloupe, couve-flor, couve, framboesa, acelga, tomate, limão

Mas fique atento: a vitamina em excesso pode ter efeito contrário, então mantenha sua dieta balanceada.

Vitamina E

A vitamina E tem poderosa ação antioxidante, ou seja, combate radicais livres que prejudicam a saúde das nossas células. É capaz de diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas, contribui para a prevenção do câncer de próstata e doença de Alzheimer.

Estudos mostram que combinada a outras vitaminas, pode reduzir o risco de progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), doença que representa a causa mais frequente de cegueira em pessoas acima de 65 anos.

Amêndoasbrócolisamendoimespinafresemente de girassolazeitemamãokiwicenourapepinoabacatecouvecastanha-do-Pará… A lista de alimentos ricos em vitamina E é grande.

Zinco

Você pode encontrá-lo em grão-de-bicoervilhafeijãocarne vermelhafígadocereais integraiscastanha de cajuamêndoasabacateabacaxiameixabananamangamelãomorangoalfaceagriãobatata-docebeterrababrócoliscogumelocouve e couve-flor. UFA!O zinco é um mineral importante para a cicatrização, manutenção do paladar e olfato, além de ser fundamental para a função imunológica. O olho é um dos órgãos com maior concentração do mineral.

Ácidos Graxos e Ômega-3

Nem todo tipo de gordura faz mal. Os ácidos graxos Ômega-3, por exemplo, não são produzidos pelo nosso corpo e são essenciais. Eles desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina.

Você pode encontrá-los na linhaçaóleo de sojaóleo de linhaçachianozessardinhaatumarenqueanchovapeixes que vivem em águas profundas e frias, e também em algas marinhas.

Luteína e Zeaxantina

São encontradas na laranjanectarinamamãopêssegobrócoliscouve de bruxelasrepolhocouve-florervilhamilhorúculaespinafreabóboragema de ovo, entre outros.Essas são duas palavrinhas estranhas que você deve conhecer para manter a dieta completa. Afinal, não adianta querer ter uma boa saúde sem cuidar da alimentação. São substâncias presentes em milhares de alimentos e têm função antioxidante, que protege as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres. A zeaxantina é um fotoprotetor superior durante a exposição à luz prolongada e a luteína pode prevenir doenças oculares.

E tem mais uma dica: a luteína é solúvel em gordura, por isso o ideal é comer o vegetal com um pouquinho de óleo de oliva, para ajudar na absorção.

Fonte: http://www.jotazerodigital.com.br/6-nutrientes-amigos-da-saude-dos-seus-olhos.php

Post anterior
Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?
Próximo post
@via.oftalmocenter on Instagram 2020-05-10 12:12:30

Leia também

Fale conosco