1. Início
  2. Blog
  3. Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?

Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?

Em Blog, Post

Aviso Médico: Este artigo é informativo e não substitui consulta médica. Para diagnósticos e tratamentos, agende consulta na Via Oftalmocenter.

O diabetes é uma doença progressiva que não oferece grandes riscos ao paciente que mantém a doença sob controle, porém, quando isso não ocorre, a alta concentração de glicose é capaz de afetar seriamente os vasos sanguíneos do corpo, incluindo dos olhos. As pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as demais.

Os cuidados do paciente diabético relacionados à visão devem ser redobrados, pois a taxa de açúcar no sangue em nível elevado pode provocar lesões nos vasos do olho, ocasionando a retinopatia diabética, uma doença complexa, capaz de levar à cegueira total. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos.

O que é a retinopatia diabética?

Um material é depositado nos vasos sanguíneos da retina, provocando alterações, difïcultando a circulação e fazendo com que esses vasos fiquem deformados. Essa situação provoca a formação de microaneurismas, que podem causar alterações na retina.

Causas

O diabetes mellitus é o fator desencadeante dessa doença, que impede o corpo humano de fazer uso adequado de alimentos, especialmente de açúcares. O problema específico é uma quantidade deficiente do hormônio insulina nos diabéticos.

Como é feito o tratamento?

O controle riogoroso do diabetes com uma dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética. Quando ela já esta instalada, pode-se optar pela fotocoagulação com raio laser, previnindo hemorragias.

Fotocoagulação por raio laser é o procedimento pelo qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio-laser na tentativa de prevenir o processo de hemorragia. O ideal é que esse tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados, por isso é extremamente importante a consulta periódica ao oftalmologista.

Fonte: http://www.jotazerodigital.com.br/quais-preocupacoes-o-portador-de-diabetes-deve-ter-com-os-olhos-.php

Ficou com Dúvidas ou Precisa de Atendimento?

Esclarecer Dúvidas

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para esclarecimentos sobre o artigo.

WhatsApp: (61) 99323-0863

Agendar Consulta

Precisa de avaliação médica? Agende consulta com nossos especialistas na Asa Sul.

Telefone: (61) 3242-7979

Artigos Relacionados

Tags do Artigo

Comentários e Dúvidas

Deixe seu comentário ou dúvida sobre o artigo. Nossa equipe médica responde as principais questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Responsável Técnico

Dr. Clênio Cristiano de Castro Fonseca

CRM-DF: 5114 | RQE: 3556
Responsável Técnico da Via Oftalmocenter

Este artigo foi revisado por profissionais médicos, mas não substitui consulta presencial para diagnósticos e tratamentos.

Fale conosco