1. Início
  2. Blog
  3. Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?

Quais preocupações o portador de diabetes deve ter com os olhos?

Em Blog, Post

Aviso Médico: Este artigo é informativo e não substitui consulta médica. Para diagnósticos e tratamentos, agende consulta na Via Oftalmocenter.

O diabetes é uma doença progressiva que não oferece grandes riscos ao paciente que mantém a doença sob controle, porém, quando isso não ocorre, a alta concentração de glicose é capaz de afetar seriamente os vasos sanguíneos do corpo, incluindo dos olhos. As pessoas que têm diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que as demais.

Os cuidados do paciente diabético relacionados à visão devem ser redobrados, pois a taxa de açúcar no sangue em nível elevado pode provocar lesões nos vasos do olho, ocasionando a retinopatia diabética, uma doença complexa, capaz de levar à cegueira total. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos.

O que é a retinopatia diabética?

Um material é depositado nos vasos sanguíneos da retina, provocando alterações, difïcultando a circulação e fazendo com que esses vasos fiquem deformados. Essa situação provoca a formação de microaneurismas, que podem causar alterações na retina.

Causas

O diabetes mellitus é o fator desencadeante dessa doença, que impede o corpo humano de fazer uso adequado de alimentos, especialmente de açúcares. O problema específico é uma quantidade deficiente do hormônio insulina nos diabéticos.

Como é feito o tratamento?

O controle riogoroso do diabetes com uma dieta adequada, uso de pílulas hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação desses tratamentos, prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética. Quando ela já esta instalada, pode-se optar pela fotocoagulação com raio laser, previnindo hemorragias.

Fotocoagulação por raio laser é o procedimento pelo qual pequenas áreas da retina doente são cauterizadas com a luz de um raio-laser na tentativa de prevenir o processo de hemorragia. O ideal é que esse tratamento seja administrado no início da doença, possibilitando melhores resultados, por isso é extremamente importante a consulta periódica ao oftalmologista.

Fonte: http://www.jotazerodigital.com.br/quais-preocupacoes-o-portador-de-diabetes-deve-ter-com-os-olhos-.php

Ficou com Dúvidas ou Precisa de Atendimento?

Esclarecer Dúvidas

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para esclarecimentos sobre o artigo.

WhatsApp: (61) 99323-0863

Agendar Consulta

Precisa de avaliação médica? Agende consulta com nossos especialistas na Asa Sul.

Telefone: (61) 3242-7979

Artigos Relacionados

Como prevenir acidentes oculares em casa?

Blog, Post
Segundo dados do Ministério da Saúde, ao ano estima-se que 110 mil crianças precisem ser hospitalizadas em decorrência de acidentes domésticos. Dentre esses, os acidentes oculares são muito comuns, por…
Saiba como prevenir a fadiga ocular

Saiba como prevenir a fadiga ocular

Blog
A fadiga ocular ocorre quando mantemos os olhos fixos em algum ponto próximo por longos períodos. Isso acontece quando utilizamos aparelhos que emitem luz azul, como computador, tablet, celular ou…

Tags do Artigo

Comentários e Dúvidas

Deixe seu comentário ou dúvida sobre o artigo. Nossa equipe médica responde as principais questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Responsável Técnico

Dr. Clênio Cristiano de Castro Fonseca

CRM-DF: 5114 | RQE: 3556
Responsável Técnico da Via Oftalmocenter

Este artigo foi revisado por profissionais médicos, mas não substitui consulta presencial para diagnósticos e tratamentos.

Fale conosco